blog do Reaprendendo

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Formação e Gestão de Cooperativa no Âmbito da Economia Solidária

Aspectos Teóricos e Metodológicos do Programa de Formação e Gestão de Cooperativa no Âmbito da Economia Solidária
Os principais objetivos do programa são: sensibilizar, estimular e capacitar os participantes para a construção de uma comunidade de prática que propicie a formação de uma cooperativa no âmbito da economia solidária; contribuir para o desenvolvimento das competências: Comunicação Construtiva, Liderança Compartilhada, Motivação Intrínseca e Espírito de Equipe; e instrumentar sobre legislação, estrutura e funcionamento de cooperativas.

A metodologia empregada em todos os processos de aprendizagem e intervenção é de natureza situacional, dialógica, construtivista e compartilhada. Focada na melhoria dos pensamentos, sentimentos e valores das pessoas; na melhoria dos relacionamentos; na construção de redes de cooperação e solidariedade; e no desenvolvimento de competências.

A geração do conhecimento, as escolhas e as decisões acontecem a partir das experiências durante as vivências, no planejamento das atividades e na análise das consequências. “Aprende-se como fazer, fazendo”.

A reflexão crítica e apreciativa, em tempo real, possibilita, constantemente, construções, desconstruções e reconstruções de saberes. Os atores modificam o ‘si mesmo’, contribuem para a modificação dos parceiros, do grupo e da organização. As experiências do passado são atualizadas e recriadas no presente.

Em todos os momentos os participantes são estimulados para o entendimento. Busca-se internalizar o respeito às diferenças e individualidades, a prática da flexibilidade, a disponibilidade para o crescimento e assunção de responsabilidades.

Para dinamizar e proporcionar o afloramento dos conteúdos são utilizadas técnicas de dinâmica de grupo, jogos sócio-integrativos e debates em plenário.

Os conteúdos programáticos focalizados durante o programa são: princípios básicos da metodologia; comportamentos que geram crescimento; dinâmica da motivação; motivação intrínseca; princípios do cooperativismo e da economia solidária; relacionamento interpessoal; atitudes da comunicação construtiva nas situações de diálogo; componentes do planejamento operativo estratégico; e aspectos legais para formação e funcionamento de cooperativas.

Os participantes são estimulados a desenvolverem o potencial criativo, o senso crítico, a visão estratégica e a convivência saudável.

Os aprendizes são instrumentados a construir conceitos baseados nas experiências durante e após as vivências. Tais conceitos servem para informar e direcionar as estratégias de aprendizagem que são construídas pelo moderador durante o programa.

* Zeca Lemos - psicólogo clínico; consultor organizacional em desenvolvimento comportamental; facilitador de aprendizagem de Grupo Operativo Estratégico; e moderador de Planejamento Operativo Estratégico.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial